início da página(Alt+h) ir à navegação(Alt+n) ir ao conteúdo(Alt+c)

etapa 8 - domingo 14 de Janeiro de 2007 | Atar - Tichit

  • Ligação  35 km
  • Especial 589 km
  • Ligação  2 km
  • Total  626 km

Filme da etapa

Coma e De Villiers tëm o caminho aberto...

001 - Marc Coma
301 - Giniel De Villiers
501 - Hans Stacey

Nesta segunda parte do rali depois do dia de descanso, Marc Coma continua a afirmar-se como o líder incontestado de uma corrida por eliminação na categoria de motos. O vencido do dia, Isidre Esteve, foi vítima, como Cyril Despres antes dele, de uma ruptura da sua caixa de velocidades. Hoje, o primeiro a seguir o vencedor é Despres, mas a 54 minutos.
Em automóveis, a dominação de De Villiers, vencedor em Tichit, é cada vez mais evidente. Mas o clã VW teve hoje a sua primeira complicação com os problemas de direcção assistida do Race Touareg de Carlos Sainz.
Hans Stacey instala-se cada vez mais confortavelmente como patrão da categoria camiões: quinta vitória de etape neste ano.

Marc Coma, omnipresente durante toda a temporada e solidamente agarrado ao primeiro lugar da general desde o segundo dia em Ãfrica, deu um passo suplementar para um segundo título consecutivo. Com as suas duas vitórias em especiais no solo marroquino, o Catalão não somente sobrevoou esta especial de 589 km, como também pôde constatar que o seu principal rival até ao dia de descanso, Isidre Esteve, não poderá mais inquietá-lo. O líder da equipa KTM-Gauloises teve o mesmo problema com que se deparou duas vezes o seu companheiro de equipa Cyril Despres. Esta maldita caixa de velocidades do Espanhol partiu quando havia ainda 330 km a percorrer. À passagem no CP3, Esteve já tinha 1h24’ de atraso...

Com um rival a menos, Coma que partiu em 6ª posição esta manhã, realizou um verdadeiro festival de peripécias para recuperar o atraso que tinha em relação a Cyril Despres, o primeiro a partir. Os dois últimos vencedores do Dakar chegaram juntos a Tichit, Coma melhorando a sua margem de cerca de dez minutos sobre o seu novo adversário. Ullevalseter termina em 3.º a 24 minutos, ao passo que David Casteu só conseguiu fazer o quarto melhor tempo e está a 26’22’’. O patrão da corrida, que, com um avanço de 54’58’’ parece agora inatingível, pelo menos desportivamente, pode ter ainda alguma angústias, tendo em conta os acontecimentos do dia: a “doença†das KTM 690 poderia eventualmente afectar a sua moto, que é absolutamente idêntica à de Despres e Esteve. Não há nenhuma vacina conhecida até à data pelos mecânicos do bivouac.

Na corrida de automóveis, a diferença no dia de descanso entre o primeiro, De Villiers, e o 4.º, Alphand, era um pouco superior a meia hora. Esta oitava etapa clarificou um pouco a situação, mas certos candidatos à vitória sofreram uma séria derrota. Se o líder da geral impressionou, fazendo a corrida à frente do princípio até ao fim, o seu companheiro de equipa, Carlos Sainz, para além de ficar preso na areia várias vezes, teve o seu primeiro contratempo mecânico do Dakar. Prejudicado por uma direcção assistida defeituosa, o espanhol perdeu 1h04 na especial do dia. Está em 4.º lugar da classificação geral a seguir a Peter e Alphand. Na óptica da vitória final, a VW deixou talvez passar uma excelente oportunidade entre Atar e Tichit.

De Villiers fez uma boa operação, aumentado o fosso em relação ao melhor das Mitsu, Stéphane Peterhansel, segundo em Tichit a 6’ 35. Ao ganhar a terceira vitória de etapa este ano, ele deixa o ` Peter’ a mais de meia hora na geral. Uma boa nota também para Qatari Nasser Al Attiyah, que continua a sua ascensão na classificação geral. Duodécimo no final da 6ª etapa, o piloto BMW está agora em 5.º lugar graças ao seu quarto lugar obtido hoje, mas também às dificuldades de Jean-Louis Schlesser e ao problema de embraiagem recorrente do Mitsubishi de Hiroshi Masuoka.

Em camiões, o líder da classificação geral, Hans Stacey, aumenta ainda o seu avanço como líder. Com a sua quinta vitória de etapa consecutiva, Hans está cada vez mais longe dos seus concorrentes, mas à frente. Ilgizar Mardeev, num Kamaz, segundo da etapa e segundo na geral, está actualmente a 2 horas e 56 minutos do holandês.